APOSTOLADO DA ORAÇÃO

O Apostolado da Oração nasceu numa casa de estudos da Companhia de Jesus, na França no ano de 1844. O padre Francisco Xavier Guatrelet explicou como orações e sacrifícios poderiam levar preciosíssimo auxílio aos que já trabalham na Seara do Senhor.

As ideias propostas deram origem ao Apostolado da Oração, que se tornou conhecido em toda a França e, em seguida, se espalhou para outras nações. O padre Henrique Raviere foi o grande organizador do Apostolado da Oração.

No Brasil, o primeiro centro do Apostolado da Oração foi fundado em 30 de junho de 1867 em Recife. Ele espalhou a devoção e fundou outros centros do Apostolado da Oração a nível nacional. Foi nomeado Diretor Nacional e estendeu a devoção a todos os estados, de tal forma que o Cardeal D. Sebastião Leme pode afirmar que “o crescimento espiritual do Brasil é obra do Apostolado da Oração”.

O Apostolado da Oração revitalizou a prática da Religião tanto individualmente, quanto nas famílias com a Entronização do quadro ou imagem do Sagrado Coração de Jesus. A consagração do nosso país foi realizada oficialmente por ocasião do 36° Congresso Eucarístico Internacional, celebrado em 1956 no Rio de Janeiro.

Em seu TCC, a pesquisadora Amanda Oliveira, mostra a importância da devoção ao Sagrado Coração de Jesus que se popularizou no início da romanização, motivada pelo Papa Leão XIII.

(...) a devoção chegou a Uberaba, estimulada também por Dom Eduardo que, em 1907, tornou o Coração de Jesus padroeiro da capela destinada a ser a Catedral e, em 1908, fundou o movimento Apostolado da Oração, na Igreja Matriz, confirmando mais uma vez o apreço por essa devoção. Em 1908, após a posse como bispo da nova Diocese e sendo a igreja recém-construída no alto das Mercês a Catedral da Diocese, transferiu também a sede do movimento do Apostolado da Oração para a citada igreja (PRATA, 1987, p. 36).

Segundo João Ferreira, atual coordenador do grupo do Apostolada da Oração da Catedral, esse movimento já existe há muitos anos e atualmente conta com 19 participantes. O Apostolado da Oração tem as seguintes atividades: reúne uma vez por mês e, também, faz uma hora de Adoração ao Santíssimo Sacramento na primeira sexta-feira. Os integrantes participam ativamente em muitas outras atividades da Paróquia, como, por exemplo, sendo ministros extraordinários da comunhão Eucarística, ajudando na Liturgia, no grupo de canto e coral, na catequese, na visitação aos doentes, entre outras. Além disso, são encarregados da organização e dos cantos na missa que é realizada na casa de acolhida “Anjos do Bem” uma vez por mês e das doações de roupas de cama, mesa e banho para esta mesma instituição e, ainda, ajudam no lanche para os internos.

O grupo passa por momentos de incerteza quanto a sua reunião mensal, devido às dificuldades de horários dos participantes. João Ferreira chama a atenção para a regularização das reuniões e para a necessidade de o grupo continuar se esforçando para aumentar o número de participantes. Monsenhor Valmir tem convidado publicamente nas missas, mas não tem aparecido ninguém interessado em participar do Apostolado da Oração. “Nós membros do apostolado também temos insistido na busca de novos adeptos dessa missão eucarística tão especial dentro da Igreja”, é a fala do Coordenador, João Ferreira.

É importante sempre lembrar que o Apostolado da Oração tem raízes evangélicas, bíblicas, eclesiais, fundamentação teológica, oração e apostolado. Algumas metas são:

   - Oferecimento diário; vivência da eucaristia; culto ao Sagrado Coração de Jesus e a Maria Santíssima; devoção ao Divino Espírito Santo.

   - Formação sólida das zeladoras e zeladores, fortalecidos nas reuniões mensais, em retiros, tardes de formação, reflexão permanente.

Além do mais, o objetivo maior da nossa ação pastoral é a atuação na base, procurando sempre atingir o maior número de famílias da comunidade através da formação e de pequenos grupos de oração e vivência cristã. As famílias zeladas podem formar verdadeiras comunidades eclesiais de base.

Portanto, entendemos que o Apostolado da Oração é a união de pessoas que procuram consagrar suas vidas a Deus pela oração e pelo testemunho. É um nobre serviço à Igreja. Os membros do grupo encontram na oração e na vida sacramental a força e a vitalidade. Podem participar do Apostolado pessoas de ambos os sexos que serão preparados espiritualmente podendo chegar a zeladores.

COORDENAÇÃO: João Ferreira da Silva Sobrinho

SEJA BEM VINDO!
  • Grey Facebook Icon

A Catedral de Uberaba tem o maior prazer em te acolher no nosso espaço virtual. Aqui é o lugar ideal para que você fique por dentro de tudo o que acontece em nossa igreja. 

Participe conosco!

LOCALIZAÇÃO

Rua Tristão de Castro, nº 17

Centro - Uberaba/MG

(34) 3315-1775

catedraluberaba@gmail.com

CONECTE-SE