INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

O termo catequese tem origem no verbo katechéo que vem do grego. O significado original deste verbo é: “produzir um som alto, ressoar alguma coisa”. A partir deste sentido, o termo começou a ser usado na literatura bíblica com o sentido de instruir com palavras, instruir oralmente. Portanto, catequizar simplesmente significa “instruir e repercutir a Palavra de Deus”.

A Catequese é muito importante na pastoral da Igreja Católica, significando o período de formação voltado aos sacramentos, especialmente à Primeira Comunhão e à Crisma.

Entretanto, de acordo com o Diretório Geral para a Catequese e o Diretório Nacional de Catequese, o seu significado é bem mais amplo. Podemos definir a Catequese como um processo permanente de educação na fé que se realiza em primeiro lugar na família, com o apoio da comunidade Cristã que assume sua missão de lançar os alicerces sobre os quais a fé se sustentará.

Nesse processo, o catequizando deve ser o protagonista e ter como meta gestar uma história de amor que promova um encontro íntimo com Deus. É pela catequese que cada um se torna sujeito da própria transformação.

A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. É o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica. Segundo o Documento de Puebla (1979) e a afirmação dos Bispos do Brasil, a catequese é um processo de educação da fé em comunidade, é dinâmica, é sistemática e permanente.

 

     A CATEQUESE NA CATEDRAL DE UBERABA

No seu artigo sobre a Catequese, a coordenadora do Grupo de Pais, Flávia Matias Pereira Lima relata que “em 2017, a Catequese da Catedral conta com turmas de Primeira Eucaristia, Perseverança, Crisma e Catequese de Adultos”. No início do ano são feitas reuniões com os pais/responsáveis e com os adultos, momento em que são passadas todas as orientações, o cronograma das atividades e é assinado um Termo de Compromisso. Os encontros catequéticos acontecem, semanalmente, às segundas feiras das 19 às 21 horas e aos domingos das 10 às 11:30 horas, nas salas da catequese, com material confeccionado pela Paróquia, e cada catequizando adquire sua apostila para os estudos.

Durante o ano, cada turma realiza um Encontrão e um Retiro preparatórios e que são obrigatórios para receberem os Sacramentos. Nesses momentos acontecem palestras com temas voltados para formação dos catequizandos, reforçando o aprendizado dos encontros semanais. A Bíblia, a Missa, o Viver e Pensar do Cristão, Os Mandamentos, Os Sacramentos, o Espírito Santo são alguns dos temas apresentados.

O Encontrão e o Retiro acontecem aos sábados, das 14 às 19 horas, e conta com a participação do Grupo de Pais, que contribuem fazendo o lanche e as lembrancinhas para os catequizandos, e também com a equipe de Música, que faz a animação dos encontros. Antecedendo a cerimônia para recebimento dos Sacramentos, Monsenhor Valmir recebe individualmente os catequizandos para conversa e posteriormente para as confissões.

Um dos temas centrais da formação do catequista é a sua espiritualidade: ela brota da vida em Cristo, que se alimenta na ação litúrgica e se expressa a partir da própria atividade do educador da fé, da mística daquele que está a serviço da Palavra de Deus. É uma espiritualidade bíblica, litúrgica, cristológica, trinitária, eclesial, mariana e encarnada na realidade do povo, conforme orientação do Diretório Nacional de Catequese (CNBB, 2006).

A espiritualidade do catequista marca o seu próprio ser e, por isso, ele vive a totalidade de suas ações numa atitude de fé e comprometimento com o próximo. Toda a atividade e criatividade do catequista e inclusive sua capacidade para comunicar o mistério de Deus está na vivência de uma sólida vida espiritual, pois só assim conseguirá motivar e incentivar o catequizando a ter o seu encontro pessoal com o Senhor. 

COORDENAÇÃO: Raquel Martins da Silva Mendes e Ronaldo da Silva Mendes Júnior

Clique na imagem para ampliá-la

SEJA BEM VINDO!
  • Grey Facebook Icon

A Catedral de Uberaba tem o maior prazer em te acolher no nosso espaço virtual. Aqui é o lugar ideal para que você fique por dentro de tudo o que acontece em nossa igreja. 

Participe conosco!

LOCALIZAÇÃO

Rua Tristão de Castro, nº 17

Centro - Uberaba/MG

(34) 3315-1775

catedraluberaba@gmail.com

CONECTE-SE