CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL

Há pouco tempo iniciei minhas atividades, ainda pequenas, no Conselho Paroquial de Pastoral, doravante CPP, da Catedral do Sagrado Coração de Jesus. Para exercer minha função de secretária tive que buscar conhecimentos sobre o que era o tão falado “CPP”, pois até então eu me preocupava somente com o meu trabalho de pesquisas no Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba. Minhas obrigações religiosas fi cavam sempre em segundo lugar, embora nunca deixasse de cuidar de minhas orações e fé. Sempre achei que já tinha feito muito pela minha Igreja. Santa ignorância a minha! Fiz tão pouco, apenas me senti um grãozinho de areia nessa multidão de pessoas que tanto precisam de nosso trabalho pastoral. Parei com tudo, ia às missas para cumprir minha “obrigação” de cristã. Nunca prestei atenção aos conselhos de pastorais que estavam à minha volta. Via tanta gente correndo para lá e para cá dentro da Igreja, sem me preocupar ou me oferecer para qualquer tipo de ajuda. Para quê? Já tinha tanta gente trabalhando, eu não ia fazer a diferença...

 Até que meu marido e eu fomos convidados para fazer o Encontro de Casais – “O FAROL”. A partir deste momento passei a me sentir incomodada com minha inércia como cristã. Ainda devagar, mas perseverante agora, cá estou a convite de Monsenhor Valmir secretariando as reuniões do CPP. Tive que estudar para entender toda essa complexidade da Igreja de hoje.

Mas qual a importância do Conselho Paroquial de Pastoral para a Igreja? O CPP é essencial à vida de uma paróquia, porque é por meio dele que a comunidade, direta e indiretamente, assume o compromisso cristão, compromisso oriundo do batismo e da confirmação. É o organismo representativo de toda a Paróquia, constituída por comunidades eclesiais, matriz e capelas, ministérios, pastorais, movimentos eclesiais, serviços, sacerdotes, comunidades religiosas, a saber, todas as forças vivas de uma paróquia. É sinal e instrumento de comunhão eclesial, lugar de encontro e de convergência, de diálogo e de irradiação pastoral. O CPP é um grupo de homens e mulheres, casados, solteiros, jovens, religiosos (as) que assumem, junto ao(s) padre(s) da paróquia, a condução da comunidade paroquial.

Sua grande missão é garantir a vida de comunhão na paróquia. Por isso, é responsável pela organização e articulação das pastorais e pela espiritualidade e formação dos fiéis. Ao CPP cabe refletir, planejar, decidir, animar e revisar toda a ação pastoral da paróquia; encaminhar a realização do Planejamento Paroquial de Pastoral; conhecer a realidade e seus desafi os além de julgá-la com os olhos da realidade e da Palavra de Deus, bem como estimular ações transformadoras que a tornem sinal do Reino de Deus. Trata-se de uma participação plena e consciente na vida paroquial superando todo e qualquer clericalismo. A existência do CPP numa paróquia leva à mudança do modelo de Igreja. Sem CPP, tudo fica centralizado no padre ou em algumas lideranças. Com o CPP, coloca-se em prática o modelo de Igreja do Novo Testamento e do Concílio Vaticano II: uma Igreja ministerial, participativa, missionária, transformadora, ecumênica, celebrativa e servidora.

Somos também corresponsáveis pela vida cristã e pela missão evangelizadora. Todos nós temos dons e devemos colocá-los a serviço da comunidade. Quanto mais conselhos houver na Igreja, mais ação participativa ela terá. O CPP é um instrumento de representação da comunidade e de articulação pastoral, bem como espaço e instrumento de comunhão, de cidadania e democracia na Igreja.

CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL

PRESIDENTE: Monsenhor Valmir A. Ribeiro

COORD./DIMENSÃO SERVIÇO: Helenimar Alves do N. Santos, José Maria dos Santos

COORD./SEC.EXECUTIVA/DIM. LITURGIA: Márcia Rodrigues Carneiro

SECRETÁRIA: Maria Aparecida Rodrigues Manzan

COORD./DIMENSÃO LITURGIA: Virmondes Izidoro de Souza

COORDENAÇÃO: Teresa Cristina Cunha Resende e Dora Lígia de Oliveira Senne

SEJA BEM VINDO!
  • Grey Facebook Icon

A Catedral de Uberaba tem o maior prazer em te acolher no nosso espaço virtual. Aqui é o lugar ideal para que você fique por dentro de tudo o que acontece em nossa igreja. 

Participe conosco!

LOCALIZAÇÃO

Rua Tristão de Castro, nº 17

Centro - Uberaba/MG

(34) 3315-1775

catedraluberaba@gmail.com

CONECTE-SE