2020 – Ano de Comprovar a nossa Fé


O ano de 2020 chegou prometendo a esperança de um ano com muito trabalho, realizações e planos já traçados em 2019 a serem cumpridos.

Já ouvíamos no final de 2019, nos noticiários sobre um vírus surgido na China que estava causando pânico e problemas naquele país. Até então, um vírus desconhecido ao qual foi dado o nome de SARS-CoV-2, ou Coronavírus, viria a causar a doença denominada de COVID 19. Qual foi a nossa surpresa quando esse vírus atravessou a fronteira e infectou todo o globo terrestre. Ocasionando transtornos econômicos, emocionais e muitas mudanças no cotidiano das famílias em todo o planeta.

O mundo parou. O Brasil parou. As pessoas foram obrigadas a ficar em suas casas, cumprindo a quarentena exigida pela Organização Mundial da Saúde e pelos Governos, de maneira que escolas, comércios e templos religiosos se viram obrigados a fechar suas portas e se adaptarem a um novo contexto, a uma nova maneira de viver a vida.


Na Catedral Metropolitana de Uberaba não foi diferente. Para que as pessoas mantivessem uma conexão com sua fé e continuassem seu caminho espiritual se sentindo na presença do sagrado, o Nosso Pároco Monsenhor Valmir foi ágil na implantação das mudanças tecnológicas que possibilitariam a transmissão das celebrações em tempo real, pela internet e também o investimento em outro meio de comunicação que é o rádio.

Somos seres humanos e, portanto, necessitamos de interação. A presença da palavra de Deus nesses momentos nos torna mais fortalecidos para enfrentar o desconhecido.

Minha experiência durante esses meses também foi de adaptação ao novo. Inicialmente, tive que aprender a usar a tecnologia, até então, nova para mim. Foi um desafio. Contei com o apoio dos netos para me mostrar como poderia ser fácil o uso de tais ferramentas. Em momento algum deixei de participar das celebrações e reuniões da paróquia. Percebi que poderia também presenciar as missas no conforto de minha casa sem me expor ao risco do vírus e sem diminuir a minha fé, ao contrário, sentindo aumentar minha esperança.

Muito trabalho foi feito pela Catedral Metropolitana nesse período de isolamento social. Nada parou. Projetos sociais e conselhos continuam acontecendo normalmente, só que de maneira remota, até que estudos fossem realizados e fosse possível diminuir os riscos e voltar aos encontros e missas presenciais.


Foi fundamental a agilidade do Monsenhor Valmir em busca de mudanças e soluções. Acredito que as pessoas continuaram se sentindo acolhidas pelo nosso Sacerdote. Essa nobre missão de ser luz e pastor que guia suas ovelhas teria que continuar para que as pessoas continuassem seu caminho espiritual e se sentissem fortalecidas para enfrentamento diário da COVID 19.

Nesses meses pessoas perderam entes queridos sem que ao menos pudessem se despedir. Isso não voltará, o que é muito triste.

O que fica de tudo isso é a lição de que podemos perder o solo sagrado por um tempo, mas nunca a fé e a certeza de que com DEUS, dias melhores virão.

Márcia Rodrigues Carneiro

6 visualizações
SEJA BEM VINDO!
LOCALIZAÇÃO

Rua Tristão de Castro, nº 17

Centro - Uberaba/MG

(34) 3315-1775

catedraluberaba@gmail.com

CONECTE-SE

A Catedral de Uberaba tem o maior prazer em te acolher no nosso espaço virtual. Aqui é o lugar ideal para que você fique por dentro de tudo o que acontece em nossa igreja. 

Participe conosco!

  • Grey Facebook Icon