"Diálogos de paz e superação da violência": celebre essa Jornada

A Família Franciscana lembra os 800 anos do encontro entre São Francisco e o Sultão. Conosco, o Irmão Igor Bastos, Secretário Nacional da Subsecretaria de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação da Juventude Franciscana, que explica o significado do tema.


Pelo nono ano consecutivo, a Família Franciscana se prepara para celebrar a Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos, que terá como tema “Diálogos de paz e Superação da Violência: 800 anos do encontro entre São Francisco e o Sultão” e lema: “A paz é fruto da justiça” (Is 32,17).


Para o Irmão Igor Bastos, Secretário Nacional da Subsecretaria de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação da Juventude Franciscana no Brasil, aquele encontro, de 800 anos atrás, é ainda atual, sobretudo hoje, quando observamos o risco de um aumento de desigualdade, violência e exclusão.


Ouça a reportagem completa


“Este encontro, que aconteceu em 1219, tem muito a nos dizer neste contexto que estamos vivendo, de uma onda crescente intolerância e do fanatismo religioso, além do discurso de ódio às minorias e da criminalização dos mais pobres e marginalizados. Durante este encontro, Francisco e o Sultão al Malik al Kamil no Egito (Damietta), nos mostram um exemplo de diálogo e de busca da paz. Naquele contexto da quinta Cruzada entre os cristãos e os muçulmanos, tanto Francisco, como o Sultão nos mostram este caminho, da paz e da construção da fraternidade universal”.


“ Vivemos um avanço das forças conservadoras com um discurso de através da retirada de direitos fundamentais, gerando mais desigualdade, violência e exclusão ”


Paz não é apenas ausência de violência


Como afirma o Papa Francisco, “a paz social não pode ser entendida como mera ausência de violência obtida pela imposição de uma parte sobre as outras. A dignidade da pessoa humana e o bem comum estão por cima da tranquilidade de alguns que não querem renunciar aos seus privilégios. Quando estes valores são afetados, é necessária uma voz profética”.


Anime sua fraternidade e comunidade local para fazer parte dessa construção, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2018


“O material que produzimos e fornecemos é composto de um livro com 3 encontros que nos ajudam a refletir sobre estas temáticas e é disponibilizado on line para todos que quiserem baixar para suas comunidades e trabalhar localmente. A Jornada acontece de 1 a 10 de dezembro em todo o país e convidamos todos que se sintam chamados a participar deste momento tão forte na construção da paz, que é fruto da justiça e da fraternidade universal à luz do Evangelho e do nosso carisma franciscano. Paz e bem a todas e a todos”.


“ Que possamos, juntos, seguir os passos de Francisco de Assis e Francisco de Roma para ecoar nossa voz profética pela superação da violência em todas suas dimensões, promovendo a paz, fruto da justiça, e a fraternidade universal à luz do Evangelho e do carisma franciscano. ”


FONTE: VATICANO NEWS




0 visualização
SEJA BEM VINDO!
LOCALIZAÇÃO

Rua Tristão de Castro, nº 17

Centro - Uberaba/MG

(34) 3315-1775

catedraluberaba@gmail.com

CONECTE-SE

A Catedral de Uberaba tem o maior prazer em te acolher no nosso espaço virtual. Aqui é o lugar ideal para que você fique por dentro de tudo o que acontece em nossa igreja. 

Participe conosco!

  • Grey Facebook Icon