MARKETING INBOUND CATÓLICO: ESTRATÉGIA PARA ENGAJAMENTO

Você já ouviu falar em Marketing Inbound ou de permissão? Essa modalidade nada mais é que uma estratégia para propor um relacionamento… Nesse caso específico, da Igreja com o Fiel/Leigo. Essa técnica prevê a permissão do leigo para manter esse relacionamento, por isso, ela garante maior taxa de engajamento.

Vamos lá!


• Posts em blog. Sim, isso mesmo, o bom e velho blog tem papel relevante na construção de um relacionamento entre Fiel e Igreja. Isso porque o blog é mais flexível e traz uma linguagem mais próxima do Leigo. Já o site e o portal tende a ser mais frio e inflexível (apesar de ser importante).


• Uso de infográficos. Se for mais fácil desenhar para que o outro entenda, aí cabe um infográfico. O infográfico consegue prender a atenção do leitor, pois é fácil assimilar o que está sendo apresentado. Além dos infográficos estáticos, existem, também, os animados, dispostos na Internet. Estes fazem sucesso com os jovens.


• White paper e e-book. Estes são livros digitais com conteúdo relevante para as personas (leigos ideais). Geralmente trazem soluções para problemas detectados. São fáceis de produzir e têm uma penetração interessante junto aos usuários de Internet.

• Webinário ou Webinar. Seminários on-line utilizam vídeos transmitidos ao vivo com conteúdos previamente pesquisados. O conteúdo deve ir ao encontro dos problemas vivenciados pelos Fieis/Leigos.


• Podcasts são vídeos ou áudios gravados com a mesma intenção do Webinar.


• O E-mail é um velho conhecido de todos. Porém, como estratégia de marketing sua utilização é mais recente. Embora muitas pessoas, ligadas ao marketing, afirmarem que esse canal “já deu o que tinha que dar”, o e-mail ainda é um meio eficaz e com taxas de engajamento e efetivação de vendas interessantes. A grande proposta do e-mail marketing é, sem dúvida, a manutenção do relacionamento entre Igreja (paróquia, movimento e pastoral) e Fiel/Leigo. Diante disso, podemos afirmar que existe uma ciência estratégica para lidar com o e-mail como peça de marketing digital. Um pouco mais a frente vamos discutir sobre isso.


• SEO é a sigla de Search Engine Optmization, que significa, numa tradução livre, otimização de sites para motores de busca. O SEO é um conjunto de técnicas que têm como objetivo tornar sites mais acessíveis para os sites de busca, através das palavras-chave escolhidas e apontadas no conteúdo do sítio, de forma que este fique posicionado nos primeiros lugares das páginas de busca. Tais técnicas são fundamentais para que o conteúdo seja entregue também de forma orgânica, isto é, sem investimento financeiro.


• Conteúdo em mídias sociais. As redes sociais são como livro, ou seja, ótimos espaços para contar histórias. A publicidade nas redes sociais precisa ser mais inteligente. É um ótimo lugar para Evangelizar, mas é preciso cuidado. Muitas instituições estão “dando tiro no pé”, achando que as redes são espaços simplistas de publicidade. Quer alcançar o seu público, ofereça o que ele procura, pois sabe o que quer… Mas ofereça também o que ele precisa e ainda não sabe disso!

Temos ainda alguns outros formatos, mas isso fica para a próxima edição do Metropolitano.



Luís Fernando Ribeiro de Oliveira é professor em comunicação Social (Marketing, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Audiovisual) luisfernando.ro@hotmail.com




0 visualização
SEJA BEM VINDO!
LOCALIZAÇÃO
CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon

A Catedral de Uberaba tem o maior prazer em te acolher no nosso espaço virtual. Aqui é o lugar ideal para que você fique por dentro de tudo o que acontece em nossa igreja. 

Participe conosco!

Rua Tristão de Castro, nº 17

Centro - Uberaba/MG

(34) 3315-1775

catedraluberaba@gmail.com