Pastoral Familiar

Atualizado: 18 de Set de 2018


A família é a base da sociedade. Foi baseando-se nela que Deus quis que a humanidade existisse, portanto se ela for destruída a sociedade sofrerá muito. Muitas ameaças existem contra ela, bem como contra o matrimônio que lhe dá origem. A família é o Santuário da Vida.


O que mais necessitamos hoje em nossas pastorais é de uma boa preparação dos jovens para o casamento, e isso não é fácil. Não basta um rápido “curso de noivos”, ao qual muitos vão obrigados, apenas para obter o certificado e poder casar na Igreja.


Os encontros que anteriormente eram de 2 (dois) dias, foram importantes pois a Pastoral foi bem preparada devido às palestras ministradas, aos estudos, às dinâmicas e às muitas orações, tudo isso fortaleceu os envolvidos nesta nova etapa de preparação dos noivos para o Matrimônio pelo acolhimento.


A Pastoral dos Noivos, da Catedral Metropolitana de Uberaba, conta com a colaboração e o apoio de 16 (dezesseis) casais e a orientação espiritual do Mons. Valmir Ribeiro.


Divididos em grupos, cada grupo é constituído de dois casais da pastoral (acolhedores), que dedicam seu tempo com experiência e com carinho acolhendo e ajudando os casais de noivos ou namorados a construir uma casa sobre a “rocha”, e de 4 (quatro) a 6 (seis) casais de noivos.


Os encontros são semanais com estudos e com reflexões dirigidas, de maneira bem elaborada e prática. São realizados em ambientes simples, profundos e com comprometimento, nas casas dos noivos ou dos casais acolhedores, num clima de diálogo, de amizade, de reflexão e de oração.


Os temas abordados são importantes e interessantes, e são indicados pela CNBB para a “Preparação para a Vida Matrimonial”: o amor conjugal, o conhecimento e o diálogo, a harmonia conjugal, o Sacramento do Matrimônio e os Sacramentos, a celebração do matrimônio e seus aspectos jurídicos e canônicos, fé no dia a dia da família, sexualidade na vida do casal, paternidade responsável, educação e tempo para os filhos e administração do lar.


O livro de referência usado é Matrimônio Encontros de Preparação, os autores André Parreira e Karina Parreira são membros da Comissão Nacional da Pastoral Familiar da CNBB, como casal responsável pelo setor pré-matrimonial.


No total são 11 (onze) encontros e ao final é feita uma celebração de encerramento das atividades preparatórias para o Matrimônio, juntamente com o Sacerdote, tendo ainda a benção das alianças.


A preparação para o casamento antes de ser uma exigência pastoral, é uma necessidade de todos que buscam a felicidade no amor conjugal. A preparação e o acompanhamento da pastoral familiar tem sido um instrumento de evangelização de casais na preparação matrimonial construindo um futuro mais sólido e transformando vidas.


Acreditamos que através da preparação do Matrimônio teremos noivos mais conscientes de sua vocação, abraçando com alegria a missão de, como família, ser Sal da terra e Luz do mundo, mostrando para a sociedade a diferença que faz viver em família segundo o modelo da Sagrada Família de Nazaré.


Maria Beatriz M. Magnino Santana e Luis Carlos Santana.

Casal coordenador




0 visualização
SEJA BEM VINDO!
LOCALIZAÇÃO
CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon

A Catedral de Uberaba tem o maior prazer em te acolher no nosso espaço virtual. Aqui é o lugar ideal para que você fique por dentro de tudo o que acontece em nossa igreja. 

Participe conosco!

Rua Tristão de Castro, nº 17

Centro - Uberaba/MG

(34) 3315-1775

catedraluberaba@gmail.com